Projeto Almanaque

Este texto contem pequenos spoilers!!

“Projeto Almanque” é um filme de 2015 dirigido por de Dean Israelite e tem Michael Bay (franquia “Transformers”) como produtor. O longa começa com o estudante, David Raskin (Jonny Weston), produzindo um vídeo para apresentar seu projeto científico ao M.I.T (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e assim tentar conquistar uma bolsa de estudos. Acompanhado de seus dois melhores amigos e de sua irmã, David que se destaca por sua grande inteligência, alcança seu objetivo e recebe a carta de aprovação. Contudo, ao ler o texto com mais atenção percebe que o valor concedido pela Universidade não seria bastante para custear os gastos com seus estudos. Sua preocupação torna-se ainda maior quando sua mãe mostra-se disposta a vender a casa em que viviam para ver o sonho de seu filho se realizar.

a96b44ea36fca0045ff0e88c8b8cea02_xl

 

Mesmo frustrado ele não desiste. Decide procurar nas antigas coisas de seu pai, que em vida foi um grande cientista, por algo que pudesse ajudá-lo em um novo projeto. Talvez um experimento não terminado, um protótipo ou quem sabe apenas uma inspiração. Durante sua busca ele encontra, entre as várias caixas dispostas no sótão, uma antiga filmadora. O aparelho ainda funcionava e tinha armazenada na memória a gravação de seu aniversário de 7 anos. Ao assistir a filmagem David percebe algo estranho e junto de seus amigos descobre que, inexplicavelmente, ele mesmo aparece duas vezes na filmagem da festa, porém, em uma dessas aparições estava 10 anos mais velho. Movidos pela curiosidade o grupo de amigos inicia uma investigação que os leva ao antigo laboratório de seu pai. Lá eles encontram em um compartimento secreto algo que mudaria suas vidas para sempre. Eles encontram uma Máquina do Tempo.

projetoalmanaquetop

Assistindo “Projeto Almanaque” não pude evitar de fazer comparações com um outra ficção-científica muito marcante para mim, “Efeito Borboleta” (filme este que fez temer viagens no tempo e suas consequências). Nessas comparações fica claro que além da maneira distinta com a qual os saltos temporais são feitos em cada filme , a carga dramática presente em cada um é apresentada em níveis diferentes. Enquanto “Efeito Borboleta” traz consequências muito mais severas devido as interferências no passado provocadas pelo protagonista, em ” Projeto Almanaque” tudo é visto pelo grupo de amigos com muita euforia e pouco preocupada. Eles mudam resultados de provas escolares, manipulam eventos para ganhar na loteria, se vingam dos valentões da escola e vão a eventos que não puderam participar como o Lollapalooza. Enfim, buscam apenas reviver alguns momentos e se divertir.

18037118845_b310147a8b_z

Contudo, a situação foge do controle quando, nosso protagonista, quebra a regra mais importante daquele segredo. Ato este que gera mudanças indesejáveis, alguns acidentes e até mesmo tragédias. O desespero e o sentimento de culpa fazem com que cada vez mais saltos sejam realizados, desesperadamente, para tentar reparar erros que parecem não ter fim (a tensão presente no terceiro ato do filme é um tanto inquietante / Acho que já falei demais. Sem mais spoilers).

project-almanac1-1-790x493

Chego a conclusão que “Projeto Almanaque” não mudou a minha vida, não possuí grandes revelações filosóficas ou lições de moral, porém cumpre bem seu papel em entreter. Mesmo com um tema complexo é um filmes leve e pouco profundo nas explicações (você não vai precisar assistir duas vezes para entender a história). Apesar de alguns aspectos clichês não decepciona e ainda te fará dar boas risadas. Assita sem compromisso.

Curiosidades e outros pontos relevantes:

– O filme foi gravado ao estilo “filmagem encontrada” (foud footage). Dando assim um toque de realismo.
– As personagens femininas não têm um espaço de tanta relevância na história (um ponto negativo na minha opinião).
– No Brasil o filme foi lançado diretamente em Home Video devido ao baixo rendimento nos cinemas norte-americanos.
– O longa marcou a estreia de Dean Israelite como diretor de longa-metragem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s