O que é viralizar na Internet ? (“Amizade Desfeita”)

Sinopse: Quando um vídeo constrangedor de Laura Barns (Heather Sossaman) cai na internet, a menina tira a própria vida no pátio da escola. Um ano depois, um grupo de seis amigos (Courtney Halverson, Shelley Hennig, Renee Olstead, William Peltz, Moses Jacob Storm e Jacob Wysocki) conversam via Skype e percebem que há uma sétima pessoa desconhecida na vídeoconferência, que revela ser sua ex-colega de classe, Laura, exigindo saber quem postou o vídeo que a levou à morte. Eles pensam que é uma brincadeira, mas logo descobrem que há algo estranho, já que a menina começa a revelar segredos dos amigos e os ameaça de morte.

________________________________________________________ 

O que é viralizar na Internet? Essa é a pergunta que o filme propõe ao apresentar Laura Barns, uma adolescente que acaba cometendo suicídio após ter um vídeo constrangedor dela publicado online. Algum tempo depois do acontecimento, um grupo de amigos que tinha alguma proximidade com Laura se reúne em um conversa no Skype e acabam se deparando com um espécie de hacker que observa a conversa deles. O que eles não sabem é que esse suposto hacker é, na verdade, o espírito de Laura. E agora, ela busca vingança.

amizadedesfeita22b252822529

A técnica usada no filme é muito interessante, pois ele se passa inteiramente na tela do computador de uma das pessoas do grupo, contando todos os detalhes da história através de páginas da Internet e da janela de conversação do Skype e do Facebook. O filme de terror chamou a atenção não só pela técnica, mas também pelo tema abordado. Além de ser atual, ele é polêmico e causa questionamentos sobre o uso da Internet nos tempos atuais. Uma curiosidade é que todas as páginas que aparecem no filme existem de verdade, assim como os comentários que aparecem na tela também. Tudo foi preparado previamente pela equipe de criação de conteúdo, que conseguiu preparar uma surpresa assustadora para os curiosos do espaço virtual.

481203

O desenvolvimento da trama é progressivo e segue em ritmo constante, com altos e baixos no decorrer da história. O fim pode ser insatisfatório para muitos, mas a proposta do filme é deixar o espectador o mais curioso possível quanto ao verdadeiro culpado e aos tipos de jogos que o espírito fará os adolescentes competirem entre si. A mistura certa de terror e suspense pode agradar a vários públicos, especialmente àqueles que procuram algo bem diferente do comum.

É o tipo de produção que passa dispercebida ou que é superestimada, mas que pode ser bem aproveitada por aqueles que procuram algo diferente para conhecer. Certamente, é uma gema rara do cinema. Recomendo este filme para aqueles que gostam de tensão psicológica e suspense. E também para quem procura saber mais sobre o quão impactante é ser exposto na rede para a vida de uma pessoa.

Pontos Positivos:

  • Proposta interessante e inovadora.
  • Tema atual e muito debatido.
  • Clima de suspense bem construído.
  • O uso das redes sociais como propaganda foi inteligente e criativo.

Pontos negativos:

  • Personagens clichês.
  • Final questionável.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s