“Sunspring” tem roteiro escrito por uma inteligência artificial

 

Durante o festival de filmes de ficção científica, “Sci-Fi London“,  o diretor Oscar Sharp   participou de um desafio em que deveria produzir um pequeno filme em apenas 48 horas. Assim, foi apresentado um trabalho bastante curioso.

Em entrevista o diretor explicou:

Há alguns anos, fiz o roteiro de uma peça de teatro sem falas usando apenas uma planilha. Vi que a técnica era promissora e pensei que poderia usar a ideia em algo maior, como um filme. Aí, algum tempo depois, conheci o (especialista em inteligência artificial) Ross Goodwin, que topou na hora me ajudar a fazer um curta escrito pelo programa de algoritmos que ele elaborou.

O curta-metragem (que pode ser conferido mais abaixo) teve seu roteiro escrito pelo programa de computador chamado” LSTM”, ou Benjamin, que foi alimentado com mais de 200 roteiros de outros filmes já consagrados. A qualidade do roteiro deixa a desejar (como era esperado), afinal o código algorítmico do programa ainda esta em desenvolvimento, entretanto o texto não sofreu nenhuma alteração

Todos acharam divertido estarem gravando de acordo com o que um computador mandou, Benjamin deu até a entonação e o comportamento que os atores tinham que adotar.

Mesmo não vencendo na categoria disputada “Sunspring” foi considerado um dos 10 melhores filmes apresenteados no desafio.

Ao ser questionado sobre um possível descarte de roteiristas “reais”, Goodwin foi otimista:

Não acredito que filmes inteiros serão escritos por computadores. Eu acho que a inteligência da máquina vai oferecer ferramentas para ajudar as pessoas criativas com o seu trabalho. Ela poderá, por exemplo, sugerir o que escrever nas próximas linhas quando o roteiristas tiver um ‘branco’ e não conseguir continuar uma história.

Confira abaixo “Sunspring”. Um filme de Oscar Sharp, produzido pelo especialista em inleligência artificial Ross Goodwin, roteirizado pelo programa de computador Benjamin e protagonizado por Thomas Middleditch (“O Lobo de Wall Street”).

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s