A colisão de heróis… e de histórias

batman_vs

Sinopse: O confronto entre Superman e Zod em Metrópolis fez com que a população mundial se dividisse acerca da existência de extra-terrestres na Terra. Enquanto muitos consideram o Superman como um novo deus, há aqueles que consideram extremamente perigoso que haja um ser tão poderoso sem qualquer tipo de controle. Bruce Wayne é um dos que acreditam nessa segunda hipótese. Sob o manto de um Batman violento e obcecado, ele investiga o laboratório de Lex Luthor, que descobriu uma pedra verde que consegue eliminar e enfraquecer os filhos de Krypton.

_________________________

Esta resenha contém spoilers pesados do filme “Batman Vs Superman – A Origem da Justiça”. Prossiga com a devida cautela.

Quando eu era mais jovem, nunca fui muito ligado em quadrinhos como sou hoje. Isso porque, na época, eram muitas histórias e poucos meios de se conseguir informação sobre a ordem de leitura delas (tempos sem Internet, sabe?) . E o formato também era algo que me afastava, devido a quantidade de espaço que tomava. Atualmente, o mercado de quadrinhos é bem diferente. Ele expandiu tanto em formatos e títulos quanto em produtos transmídia e multimídia. É uma vasta seleção de opções, com os mais variados heróis e histórias. Só que alguns são tão clássicos e eternos que precisam ser revisitados constantemente.

Por isso mesmo puxei essa época da infância, em que Superman e Batman estavam em alta junto a seus fiéis aliados no desenho animado da Liga da Justiça. Porque o primeiro erro deste filme é, acima de tudo, querer ser o estopim para que os heróis da DC possam se juntar para rivalizar com os de sucesso da Marvel em meio às telonas do cinema. E para um desenho até que antigo, fica a pergunta: será que o filme conseguiu fazer melhor? Vamos começar pela trama…

Batman-V-Superman-Trailer-Fight-Heat-Vision

Logo após a sequência inicial de flashbacks desnecessários, somos apresentados a um Batman ranzinza e irritado, preocupado com a destruição de Metrópolis por causa da batalha de Superman contra Zod. Por que ele está lá ao invés de Gotham? Não sei. E creio que nem o diretor, já que ele nos apresenta a um desastre envolvendo funcionários da Companhia Wayne logo de cara, sem formar qualquer tipo de conexão com eles. E aí vemos o primeiro problema do filme: a falta de desenvolvimento. Desconsiderando o universo Nolan, qual é o Batman do universo Snyder? Por que ele está tão cansado a ponto de agir como vigilante violento para conseguir cumprir seus objetivos? E como ele transferiu seu pessoal a Metrópolis para possibilitar toda esse conflito de acontecer em primeiro lugar?

Isso será algo decorrente no filme; parece que ele simplesmente juntou cenas às pressas e saiu jogando ações e personagens para tudo que é lado. Há aparições rápidas e muito curtas de heróis como o Flash Aquaman, que só estão lá para fazer ponta para o próximo filme. Somente a Mulher-Maravilha tem envolvimento no que está acontecendo de verdade. E mesmo ela, assim como o próprio Superman e o Batman, parecem estar ali para desempenhar uma versão pobre da história da HQ Batman – O Cavaleiro das Trevas e depois darem início a Liga da Justiça através de uma versão ainda mais pobre de A Morte do Superman. As duas HQs icônicas são simplesmente gastas neste filme em prol de efeitos especiais e fan service barato. Você não possui todas as aventuras do Superman para colocá-lo em uma batalha tão marcante contra o Apocalipse e muito menos um choque ideológico ou sequer uma personalidade heroica forte para tentar recriar o mesmo conflito da famosa HQ escrita por Frank Miller. É algo que vem com o tempo.

O erro da DC foi ter tentado fazer o que a Marvel cumpriu em vários filmes antes de Os Vingadores surgir através de apenas um longa, porque é isso que ele é. Um resumo tão enxuto que estão cogitando lançar uma versão estendida com todas as cenas cortadas para o cinema, incluindo provavelmente a cena deletada que ficou famosa por já mostrar o vilão do filme da Liga da Justiça. É um oponente a altura… mas se for para ter o mesmo tratamento que o Apocalipse teve, prefiro nem vê-lo. Ao menos, não nesse momento tão cedo e de tão pouco desenvolvimento. Contudo, Zack Snyder já confirmou que o filme da Liga será dividido em duas partes. Considerando que cada uma tenha a mesma duração deste, são quase 5 horas para desenvolver um conflito.

batman-v-superman-hd-image-7

Um conflito. Se não havia uma explicação para o que desagradou tanto os fãs da HQ quanto quem só acompanhava os filmes, ela se encontra aqui. As sagas das histórias em quadrinhos que ganham destaque, por mais longas que possam ser, geralmente giram em torno de apenas um conflito. Guerra Civil, o próximo filme da Marvel, mesmo nos quadrinhos tem todo o desenvolvimento vindo de apenas um acontecimento. E o mesmo ocorre com as HQs da DC aqui já citadas. Por pressa de consumir o material já existente, o filme construiu uma bola de neve de histórias e conflitos, o que gerou um desenvolvimento de trama confuso e raso. Poucas cenas se salvam em meio a um mar de filtro escuro e explosões que tentam parecer profundo através de um diálogo pretensioso, mas que acaba não passando de um filme “pipocão” qualquer. E vendo por esse lado… não há muito problema também.

A DC quis apostar alto em tentar dar um clima mais realista e sério, por isso mesmo precisamos julgar o que eles estão tentando fazer nessa parte e é daí que surgiram tantas críticas negativas e mistas na Internet. Apesar do desenvolvimento raso, da burrice dos personagens (incluindo o próprio detetive das trevas) e da história incrivelmente comprimida, as cenas de ação ainda são bem interessantes. A trilha sonora é de tirar o fôlego e quando finalmente os três principais heróis da Liga se juntam, chega a ser épico vê-los lutando lado a lado na telona. No fim, era isso que muitos queriam. Ao mesmo, queriam algo tão bom quanto as HQs que tanto amam, ou que pudesse até superar com a sua própria história cinematográfica. Em um editorial, eu falei sobre a importância de trabalhar adequadamente uma adaptação com os recursos que a mídia dispõe. Em termos visuais, o filme poderia maneirar no filtro acinzentado do Snyder, mas a maior parte das cenas são bem construídas e com boas coreografias. Os atores deram tudo de si, só faltou um impacto narrativo melhor através do roteiro proposto.

apocalyose

Por fim, vamos ao principal. Spoilers. Preciso falar dos pontos importantes do filme pois muitas pessoas querem saber se eles foram feitos de forma primorosa. Apesar de não ter um motivo forte para o conflito, ele possui uma luta curta, porém boa. O Batman acaba tornando-se a estrela dele, assim como na HQ. Em suas palavras, “um homem, afinal, pode derrotar deus”. Porém, o motivo para a resolução do conflito é tão ridículo quanto a preparação para ele acontecer. Não entrarei em maiores detalhes para que você possa assistir por si só. E o segundo ponto do filme é a batalha contra o Apocalipse. Além de ela não ter 1/7 de impacto como a do quadrinho, tanto em termos narrativos quanto na luta em si, ela termina de maneira que não é adequada para um segundo filme do Superman. Fiel ao quadrinho, contudo, confuso no universo cinematográfico. É claro que o Superman não morreu de verdade, mas considerando que ele voltará no próximo filme, o quão impactante se torna o feito dele derrotar o Apocalypse? E qual será a importância de toda a comoção do povo (que até então estava dividido e desacreditado na figura do Superman) futuramente? O filme praticamente rebaixa o vilão ao nível de um Metallo e a história original se perde.

E aí: vale a pena ou não? Se você quer ver os dois lutando, terá. Se quer ver explosões e a Mulher-Maravilha mostrando a que veio, você também terá. Contudo, se quer algo além disso e que envolva mais de um herói consolidado com apenas uma história e um conflito, recomendo que leia as HQs Batman – O Cavaleiro das Trevas, Liga da Justiça: Torre de Babel, Reino do Amanhã e Mulher-Maravilha: Terra Um. Todas aqui citadas foram publicadas oficialmente no Brasil (ou ainda será, o caso de MM) e podem ser facilmente encontradas. Caso não goste muito de HQs, guarde seus trocados para o filme de Guerra Civil, que estreia daqui a pouco, ele parece promissor. E podem contar que estarei aqui para resenhar esse filme também.

Por enquanto,  a única coisa que me surpreende é o fato de um filme de animação sobre animais fofinhos ter mais profundidade do que algo tão aguardado e com cenas tão épicas no quadrinho em que é baseado. E pra quem tem interesse, aí fica um gostinho do que o filme não teve:

wbn4yk0

Pontos Positivos:

  • Efeitos visuais bem produzidos.
  • Boas atuações.
  • Cenas de ação bem construídas.
  • Referências visuais fiéis aos quadrinhos.

Pontos Negativos:

  • Roteiro fraco e forçado.
  • Pouco desenvolvimento de personagem.
  • Conclusão fraca para o conflito principal.
  • Grande acumulo de subtramas que causa confusão ao espectador.
  • Algumas cenas extremamente escuras e visualmente poluídas.
  • Final anti-climático e previsível.
  • Muitas cenas deletadas, que dá ainda mais a impressão de termos perdido muito conteúdo importante.

_________________________

Obrigado a você que chegou ao final desta resenha. O que achou? Sentiu que falou algo? Procurei não escrever muito para não influenciar totalmente a experiência de quem ainda for ver o filme, ao mesmo tempo em que procurei dizer o que pensei de verdade sobre o filme em poucas palavras. Caso volte aqui depois de ler os quadrinhos, diga o que achou! Faça a sua comparação com o filme e lembre-se sempre de procurar aquilo que lhe agrada mais.

Queria também lhe pedir para que desse uma olhada em meu livro, Os Cinco Pilares. O “segundo volume” já caminha para o final dele, então já chego a praticamente a metade do que tenho planejado. É um momento muito importante para mim e preciso de todas as críticas necessárias (mesmo que sejam tão pesadas quanto as que fiz aqui), por isso, se tiver interesse, peço para que dê uma conferida. É de graça e você ainda vai me ajudar a escrever cada vez mais. Sejam livros, resenhas ou editoriais, cada comentário seu é capaz de mudar o mundo. Lembre-se sempre de acreditar em si mesmo e de se divertir! ^^

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s