10 Melhores Aberturas de 007

A franquia de filmes 007 é marcada por diversos motivos: mulheres bonitas, cenas de ação de tirar o fôlego, todo o charme do agente britânico James Bond e, é claro, as aberturas que representam cada filme. Desde a sua primeira aparição em 007 Contra O Satânico Dr. No, a franquia passou a ter aberturas de 2 a 4 minutos de duração que apresentam um pouco do filme e passam logo depois da cena inicial, onde a trama principal é normalmente apresentada.

Este elemento musical tornou-se um charme conhecido pelos fãs e então espalhou-se para novos telespectadores, o que fez com que artistas famosos e renomados tivessem suas vozes colocadas em um ou mais filmes da franquia. Então, nada mais do que justo do que fazermos um Top 10 de nossas aberturas favoritas.

10. 007 – O Mundo Não É O Bastante (1999)

Apesar das críticas mistas ao filme, a banda Garbage fez um excelente trabalho com a abertura dele. A música chegou a ser indicada a diversos prêmios como melhor trilha original, mas infelizmente não levou nenhum. Ainda assim, o ritmo constante e forte faz dela uma excelente abertura para o longa.

9. 007 – Marcado Para A Morte (1987)

E é claro que não podiam faltar os temas mais clássicos! Direto de 1987, a banda A-Ha nos traz a música The Living Daylights com uma batida mais suave e estilosa. Certamente uma música relaxante e que relembra todo o espírito dos anos 80.

8. 007 – O Amanhã Nunca Morre (1997)

A talentosa cantora Sheryl Crow também não deixou a desejar em Tomorrow Never Dies, chegando também a ser indicada a vários prêmios de melhor trilha original. Mais uma vez, nenhum foi dado, mas a música é bem elogiada pelos fãs. Alguns até mesmo afirmam que a versão feita para o álbum é ainda melhor.

7. 007 – Cassino Royale (2006)

Porque não só de clássicos vive o homem! Chris Cornell pois toda a sua voz em um tema mais agitado e consegue passar a sensação do que foi o começo da nova geração do agente britânico tendo Daniel Craig no papel principal: um Bond mais sério, sem misericórdia e que arrisca todo o possível para cumprir a sua missão. A música foi indicada a vários prêmios de melhor trilha original e levou dois, um no Satellite Awards de 2006 e outro no World Soundtrack Awards de 2007. Mais do que merecido, afinal, você não consegue sair do cinema sem cantar You Know My Name.

6. 007 – Operação Skyfall (2012)

Falando em filmes modernos do agente secreto, Skyfall, cantado por Adele, não perde para os anteriores. Com uma voz mais suave, porém poderosa, a cantora traz de volta o clima mais sombrio e melancólico das aberturas mais antigas da franquia e transforma em algo mais ritmado, misturando sua voz com uma orquestra ao fundo e um mini coro em certas partes da música. A trilha da abertura levou diversos prêmios de melhor trilha original, um deles sendo o próprio Globo de Ouro, em 2013.

5. 007 Contra Goldfinger (1964)

Em Goldfinger, não poderíamos ter ninguém menos do que a famosa cantora Shirley Bassey fazendo a abertura. Em um tom similar à música que mostramos na posição anterior, ela dá ênfase nas partes necessárias ao mesmo tempo que mantém o ritmo onde é preciso.

4. 007 – O Espião Que Me Amava (1977)

Em quarto lugar, temos Nobody Does It Better, da cantora Carly Simon. Sua voz garantiu a trilha a ser indicada a vários prêmios, inclusive ao Globo de Ouro, contudo só levou um da ASCAP Film and Television Music Awards em 1989. O filme foi marcado por essa trilha sonora e o título dele é o mais utilizado para paródias ou piadas que tem base na franquia do agente secreto. Uma das paródias mais recentes aconteceu na 23ª temporada do seriado Simpsons, no episódio The Spy Who Learned Me que foi ao ar pela primeira vez em maio de 2012.

3. 007 – Na Mira dos Assassinos (1985)

Se meio mundo conhece A View To A Kill, da banda Duran Duran, ainda é pouco. Uma das bandas mais importantes da década de 80 dá vida ao tema deste filme, que também teve sua trilha indicada a alguns prêmios. Dentre eles, O Globo de Ouro. Contudo, não levou nenhum. Ainda assim, a importância da banda e dessa música são inegáveis. Muitos talvez não a conheçam por causa do filme, mas com certeza já ouviram tocar por aí. Um clássico atemporal.

2. 007 Contra A Chantagem Atômica (1965)

Poucos cantores dos filmes antigos do agente continuam dando vida às músicas até hoje. E dentre eles está Tom Jones, com sua voz incrível e sempre disposto a cantar Thunderball mais uma vez. Um som de peso, que causa presença e admiração em quem escuta, assim como várias músicas similares do cantor. Para quem não conhece, Jones é responsável por cantar a música It’s Not Unusual, famosa por originar a dança do personagem Carlton Banks do show Um Maluco no Pedaço.

1. 007 – Somente Para Seus Olhos (1981)

Sheena Easton tocou o mundo ao cantar isso em 1981. Com sua voz poderosa, ela criou uma abertura mais dramática e poderosa. A trilha chegou a ser nomeada a alguns prêmios, dentre eles o próprio Globo de Ouro, mas infelizmente acabou levando só um prêmio da ASCAP Film and Television Music Awards. Contudo, isso não tira o mérito da cantora, que foi a única a aparecer cantando em uma abertura dos filmes de 007 até hoje.

E aí, o que acharam da lista? Concordam? Discordam? Acharam que ficou faltando alguma abertura? Não deixem de comentar aí embaixo!

2 comentários sobre “10 Melhores Aberturas de 007

  1. Pingback: Adele afirma não querer cantar para 007 novamente | Arte 7

  2. Pingback: Morre Guy Hamilton, diretor da série 007 | Arte 7

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s