Zootopia e seu mundo colorido

zootopia_2016-wide

Sinopse: Judy Hopps é a pequena coelha de uma fazenda isolada, filha de agricultores que plantam cenouras há décadas. Mas ela tem sonhos maiores: pretende se mudar para a cidade grande, Zootopia, onde todas as espécies de animais convivem em harmonia, na intenção de se tornar a primeira coelha policial. Judy enfrenta o preconceito e as manipulações dos outros animais, mas conta com a ajuda inesperada da raposa Nick Wilde, conhecida por sua malícia e infrações.

_________________________

Este texto contém spoilers leves do filme.

Muitas pessoas me perguntam o porquê de eu gostar tanto de animações.

Seja japonesa, americana ou brasileira, eu sempre tenho um local especial para longas, curtas e séries animadas. Não é só para ter uma maior variedade de opções, é para encontrar algo único. Animações nos permitem ter representações visuais muito mais apelativas e diretas, algo que pode criar uma mensagem única que apela a todos os tipos de audiência; de crianças até adultos. Todos podem apreciar o que as animações fazem, principalmente uma tão cativante quanto Zootopia – Essa Cidade é o Bicho, o novo filme da Disney que estreou recentemente nos cinemas de todo o mundo.

Zootopia-HD-WallpaperAdmito que quando ouvi falar do filme pela primeira vez, achei que fosse ser mais uma dessas animações infantis e bobas que acabam por serem feitas somente para conseguir dinheiro dos pais de crianças que estão de férias. Nunca estive tão errado. Zootopia é inteligente. Ele sabe o que o espectador quer ver; todas as piadas com as espécies de animais estão aqui.

A família de coelhos serem caipiras com vários filhos? Aqui. Lobos serem os guardas idiotas que são distraídos facilmente por coisas banais como uivos? Com certeza. Os animais se perguntarem como as ovelhas fazem pra pegar num sono? Eu sei que você também riu da ideia por trás dessa piada. Mas não são só as piadas com esteriótipos que são boas, são como elas criam personagens e depois quebram por completo a nossa expectativa no decorrer do filme. Até ele acabar, tudo é desconstruído.

Zootopia-Wallpaper-20Pode não parecer, mas Zootopia é, na verdade, um filme sobre preconceitos. E ter não só uma personagem principal, mas dois, ajudou muito em passar a grande mensagem deste filme: até mesmo aqueles que dizem que estão fazendo um bem em prol da humanidade — aqui representada pelos animais divididos em presas e caçadores — podem estar errados.

O combate à divisão entre os animais e como é importante se unir e ter noção de que todos podem viver em harmonia é uma alusão bem óbvia aos atuais problemas da nossa sociedade. É uma mensagem que as crianças precisam aprender desde pequenas e que os pais que levam elas ao cinemas também podem tentar entender e, assim, ensiná-las sobre a importância dela. Algo atemporal e global.

Desktop-Zootopia-Wallpaper

Apesar de seguir a fórmula padrão de um filme da Disney (quando se fala de atos da jornada do herói, é claro), o filme a segue de maneira tão divertida e direta que é impossível tirar os olhos da tela. E por não ser tão longo, a trama sempre está em movimento, subindo e descendo nos momentos certos. É um roteiro conciso e divertido, que não precisa criar nada muito elaborado para fazer o que as produções caras de Hollywood tentam: contar uma boa história.

Para quem não viu e adora animações com bons personagens, com uma lição difícil mas bem apresentada, e quer algo mais “leve” para se distrair da enxurrada de filmes de ação e drama, Zootopia – Essa Cidade é o Bicho é a mistura de aventura e comédia para você.

Pontos Positivos:

  • Bons diálogos com personagens principais carismáticos e divertidos.
  • Uma moral difícil de ser trabalhada, mas que decorre bem com o ritmo da história e surpreende com as revelações no final do filme.
  • Excelente animação com um visual caricato e colorido.
  • Comédia inteligente e constante.
  • Duração ideal e bem ritmada para o roteiro proposto.
  • A versão dublada da animação ficou excelente.

Pontos Negativos:

  • A cena em que eles encontram o “local natural” poderia ser mais curta. Ela em si é um tanto contraditória ao que os animais racionais tentam combater e ainda faz piadas com “nudez” que as crianças claramente não entenderão.
  • Os personagens secundários que tanto apareceram em trailers e posters do filme são pouco desenvolvidos e clichês.
  • Cena inicial fraca com drama forçado e nada natural.

Texto: Lucas Mendes.
Imagens: Divulgação oficial da Disney.

2 comentários sobre “Zootopia e seu mundo colorido

  1. Pingback: A colisão de heróis… e de histórias | Arte 7

  2. Pingback: Byron Howard fala sobre possível continuação de “Zootopia” | Arte 7

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s