10 heróis do cinema que nasceram nos quadrinhos

Sabe aquele cara fantasiado, cheio de poderes esquisitos que apareceu em um filme, mas você nunca ouviu falar ? E aquela frase que tem se tornado muito comum por ai: “Olha! inventaram outro herói.” E se eu te disser que esse “novo” personagem tem mais de 30 anos de idade ? Surpreso ? Então confere nossa lista.

1. Homem Formiga 

2615127-talestoastonish027443417

Criado por Stan lee, Jack Kirby e Larry Lieber, o Homem Formiga fez sua primeira aparição em Tales of Astonish #27 em 1962. Na HQ o cientista Henry “Hank” Pym cria um soro capaz de manipular partículas subatômicas, permitindo-o aumentar ou diminuir o tamanho de seu corpo. Originalmente a revista seria apenas um conto, mas na edição seguinte ele aparece com seus poderes e com um traje capaz se comunicar com formigas. Nas HQ’s ele é um dos fundadores dos Vingadores e também é o verdadeiro criador do robô Ultron. O personagem sofre de desequilíbrio mental e emocional gerado pelo uso constante do soro, resultando em múltiplas personalidades inclusive, a do vilão Jaqueta Amarela. O ator Paul Rudd assume o papel de Scott Lang (o segundo Homem Formiga) na adaptação cinematográfica do personagem lançada em julho de 2015.

2. Constantine

225px-constantineposterhq-john-constantine-hellblazer-vol-1-original-sins-8395-mlb20003510841_112013-fConhecido nos quadrinhos como Hellblazer, John Constantine foi criado em 1984 por Alan Moore, Stephen Bissette e John Totleben. O personagem surgiu inicialmente nas histórias do Monstro do Pântano (Swamp Thing #37) e devido seu rápido ganho de popularidade ganhou uma série solo em 1988 pelo selo Vertigo da editora DC Comics. Constantine é um grande conhecedor de ocultismo, demonologia, exorcismo e outros assuntos obscuros. Seu cinismo, sua arrogância e sarcasmo fizeram do anti-herói um dos maiores detetives sobrenaturais da cultura pop. A HQ recebeu uma adaptação para o cinema em 2005 estrelado por Keanu Reeves, e uma série de TV em 2014.

 

3. Homem de Ferro

O personagem surgiu no ano de 1963 em plena Guerra Fria. Criado por Stan Lee, Jack Kurby, Larry Lieber e Don Heck, o Homem de Ferro apareceu inicialmente na revista Tales of Suspense #39 nos EUA. Por trás da armadura tecnológica temos o empresário e engenheiro Tony Stark, dono de uma das maiores indústrias de tecnologia bélica do mundo.

Durante uma visita a uma de suas fábricas no Vietnã, Tony sofre um acidente com um explosivo que aloja estilhaços em seu coração, e após o evento ele é levado por um grupo vietnamita. No cárcere Tony é forçado a criar uma super arma para seus sequestradores, mas com a ajuda de um velho cientista, também prisioneiro, ele constrói um traje de ferro com base em transistores para fugir. O Homem de Ferro recebeu sua primeira revista solo em 1968 e por muitos anos suas histórias abordaram temas vinculados ao capitalismo X socialismo.

Em abril de 2008 Robert Downey Jr. interpretou o personagem nos cinemas trazendo assim, uma nova tendência às telonas, os filmes de super heróis.

 

4. Superman

No ano de 1938 surge um dos heróis mais populares e icónicos do mundo. Vindo de um extinto planeta chamado Krypton, Kal El cai na Terra ainda bebê e é encontrado por Jonathan e Marta Kant, que o adotam e passam a chamá-lo de Clark.  Por muitos anos o jovem kryptoniano viveu entre os seres humanos tentando esconder seus poderes que se manifestavam devido ao contato com a luz amarela do Sol. Mas com o tempo Clark passa a controlar suas habilidades e decide utilizá-las para proteger as pessoas. Desta forma ele passa a levar uma vida dupla, uma como o repórter do Planeta Diário Clark Kant e outra como Superman – O Homem de Aço.

Criado por Jerry Siegel e Joe Shuster, o personagem estreou na revista Action Comics #1 da editora DC Comics. Superman já recebeu diversas adaptações para o cinema, séries de TV, brinquedos e desenhos animados. A aparição mais recente do herói nos cinemas foram nos filmes “Homem de Aço” (2013) e “Batman Vs Superman: A Origem da Justiça” (2016).

 

5. Deadpool

Wade Winston Wilson teve uma infância difícil, repleta de violência familiar e maus exemplos. Fugiu de casa, viveu sozinho por muito tempo e durante a adolescência decidiu se tornar assassino profissional para tentar ganhar a vida. Mais alguns anos se passaram e um diagnóstico de câncer terminal trouxe mudanças inesperadas para a vida de Wade, fato que o incentivou a participar de um experimento que prometia curar sua doença, o Projeto Arma X.

Criado por Rob Liefeld e Fabian Niciesa o personagem apareceu pela primeira vez como vilão na HQ New Mutants #98. Sempre falante e acompanhado por um senso de humor negro, Deadpool, se tornou muito popular e recebeu sua primeira revista mensal em 1997.

Além de habilidades com armas de fogo e artes marciais o “Mercenário Tagarela” possuí força, agilidade e reflexos sobrehumanos, além de um poderoso fator de cura extraído do mutante Wolverine. Nos cinemas Deadpool foi interpretado pelo ator Ryan Reynolds.

 

6. Tartarugas Ninjas

Criadas por Kevin Eastman e Peter Laird as Teenage Mutant Ninja Turtles (TMNT) apareceram em 1989 na revista TMNT #1, publicada em preto e branco de forma independente pela editora Mirage Comics da qual Estman e Laird eram donos. Mais tarde publicadas pela Image Comics e atualmente pela IDW Publishing.

Leonardo, Raphael, Donatello e Michelangelo foram vítimas de um acidente com um material radioativo (Ooze) que os transformou de simples “tartaruguinhas” para quatro seres antropomórficos lutadores de artes marciais. Treinadas na arte do Ninjutsu pelo rato sensei Mestre Splinter, alterado pelo mesmo acidente que deu origem às tartarugas, vivem nos esgotos de Nova Iorque e lutam contra criminosos, mutantes e outras ameaças.

Os personagens são lembrados pelo senso de humor presente nos filmes e na série animada, e pelo amor incontrolável por pizza. Nas HQ’s suas histórias foram mudando com o ganho de popularidade. A atmosfera ficou menos densa se comparada às  primeiras edições, marcadas principalmente pela violência gráfica. As Tartarugas Ninjas ganharam três filmes nos anos 90 e recentemente (2014) o diretor Jonathan Liebesman dirigiu o reboot nos cinemas.

 

7. Batman

Milionário, playboy, órfão, vigilante, transtornado. Estas são algumas das características relacionadas ao Cavaleiro de Gotham, Batman. Criado pelo desenhista Bob Kane e pelo escritor Bill Finger, apareceu pela primeira vez em maio de 1939 na revista Detective Comics #27. Sua grande popularidade fez com que o personagem ganhasse sua primeira revista solo em 1940.Com mais de 75 anos de idade, a origem do personagem nunca foi alterada nos quadrinhos nem no cinema.

Após assistir seus pais serem assassinados em um assalto quando ainda era uma criança, Bruce Wayne faz uma promessa a si mesmo de combater o crime e não permitir que outras pessoas sofressem como ele. Já adulto, Bruce inicia suas atividades mantendo segredo sobre sua nova identidade. O personagem não possuí qualquer poder especial, mas se destaca pelas habilidades em artes marciais, equipamentos tecnológicos e sua grande inteligência, fazendo dele um dos maiores detetives dos quadrinhos.

Batman vem sendo adaptado para o cinema desde 1943 e recentemente voltou para as telonas no longa Batman vs Superman: A Origem da Justiça dirigido por Zack Snyder.

8. Motoqueiro Fantasma

Johnny Blaze cresceu em meio a motos e shows de acrobacias. Ainda adolescente foi adotado pela família de Craig “Crash” Simpson e seguiu os mesmos passos de seu mentor e pai, tornando-se um aficionado por motos e realizando saltos com elas. Ao descobrir que Crash estava com câncer, Johnny, desesperado,faz um pacto vendendo sua alma para um demônio (Mefisto) em troca de uma cura para seu pai. No processo Blaze é enganado, se recusa a entregar sua alma e com isso é punido, tendo seu corpo unido a Zarathos, um espírito vingador das profundezas do inferno. Esses eventos resultaram em uma maldição que faziam com que Johnny, toda noite, se transformasse em um esqueleto flamejante dotado de poderes sobrenaturais.

Criado por  Mike Ploog, Roy Thomas e Gary Friedrich, o personagem apareceu pela primeira vez na HQ Marvel Spotlight #05 (1972). O Motoqueiro Fantasma recebeu duas adaptações para os cinemas,que não foram tão bem recebidas. A primeira lançada em 2007 e a outra em 2012.

9. Lanterna Verde

Em uma viajem de trem, o engenheiro Allan Scott, sofre um grave acidente em que apenas ele sobrevive. Contudo, momentos antes da tragédia, Allan, encontra uma lanterna ferroviária guarda-freios que emitia uma misteriosa luz verde. Ao se aproximar do objeto uma entidade surge e fala que ele estava destinado a se tornar um Lanterna Verde, e o orienta a fazer um anel a partir da lanterna. Usando os poderes do artefato Allan descobre que o acidente foi causado por uma sabotagem e consegue levar todos os responsáveis à justiça. O desfecho desse evento resulta no nascimento de um dos heróis mais poderosos da DC Comics.

Esta primeira história do herói foi contada na revista All-American Comics #16 publicada em Julho de 1940, criada por Martin Nodell e Bill Finger. Nos cinemas o personagem surgiu em 2011 e foi dirigido pelo neozelandês Martin Campbell (007 – Cassino Royale).

10. HellBoy

Durante a Segunda Guerra Mundial (1944) um grupo de soldados Nazistas planejavam invocar forças infernais para vencer o conflito. Porém, o que eles não esperavam era com a intervenção de militares Aliados que em segredo os vigiavam. Após um conflito armado e o fechamento do portal criado pelos Nazistas, o professor Trevor Bruttenholm encontrou uma estranha criatura que conseguiu atravessar. Vindo do inferno com uma aparência demoníaca, mas o comportamento de um bebê, o pequeno Ser foi adotado por Trevor e batizado de Hellboy.

Criado por Mike Mignola e apresentado em 1993, Hellboy veio ao mundo destinado a trazer o apocalipse, mas devido aos ensinamentos e valores morais recebidos pelo Professor Bruttenholm, HB sempre lutou contra seu destino que insiste em persegui-lo. O personagem tornou-se um membro da Bureau de Pesquisa e Defesa Paranormal (B.P.R.D), ajudando assim, a solucionar casos sobrenaturais ao redor do Mundo. Hellboy possuí força e resistência sobre humana, além de um braço de pedra que é improvisado como arma. É revelado ainda na primeira história (Sementes da Perdição) que esse braço é na verdade, uma chave, que trará o inferno para a Terra.

Nos cinemas o personagem recebeu duas adaptações (2004 e 2008) dirigidas por Guillermo del Toro e estrelada por Ron Perlman.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s