V de Vingança – “O governo deve termer seu povo”

v-for-vendetta-04-1152x864

“Lembrai, lembrai do cinco de novembro…” Esta é uma das emblemáticas frases citadas no longa que se tornou símbolo mundial das lutas populares contra a opressão. Lançado em 2005, “V de Vingança” nos leva para uma Inglaterra alternativa, onde um governo tirano controla seu povo através da alienação, do medo e da violência.

Na trama, o protagonista conhecido apenas como V (Hugo Weaving – Matrix), por meio de um plano que reúne vingança pessoal e revolução política, faz uso de ações terroristas para atacar o governo e principalmente chamar a atenção do povo. O personagem é apresentado como a única pessoa capaz de enxergar a realidade em que o país esta inserido e se expressa de forma peculiar, fazendo constantes referências à filmes, obras literárias e músicas com importância histórica e de conteúdo crítico. Inclusive, a máscara utilizada por V durante todo o filme tem um significado específico (assistam e descubram).

v_for_vendettax

O longa é uma adaptação da HQ de mesmo nome escrita por Allan Moore e arte de David Lloyd, Steve Whitaker e Siobhan Dodds, e foi publicada em 1982 pela DC Comics (Vertigo). O discurso do filme e seu o impacto (baseado em ideologias anarquistas) fez da obra um símbolo de revolução. Em diversas manifestações ao redor do mundo ainda vemos uma quantidade significativa de pessoas utilizando a mesma máscara utilizada por V durante o filme.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s