Quando a arte se perde

Por: Caique Lopes

Assim como a música e a pintura, o cinema já foi classificado como uma forma de arte. Afinal, ele era capaz de contar histórias, trazer novas ideias, emocionar. Digo que “foi” ou que “era”, pois ele foi transformado pela indústria. Parece ter perdido seu viés artístico e tornado-se uma mera ferramenta do entretenimento, destinado a manter nossas mentes em repouso e nos proporcionar, com o apoio de uma “explosão” de efeitos técnicos, algumas horas de diversão descompromissada e repleta de clichês.

Lembramos facilmente do mercado norte-americano quando falamos de indústria cultural cinematográfica. A influência que os grandes estúdios hollywoodianos impõem ao mundo faz com que qualquer outro filme, que não siga os padrões estabelecidos pela estética ao qual nos habituamos a ver, se torne chato ou então podemos chamá-lo de “estranho” e dizer que “não entendemos a moral da história”. Nós brasileiros, inclusive, não valorizamos as produções nacionais, enquanto superestimamos filmes estrangeiros.

Mas, nem tudo esta perdido. A arte cinematográfica ainda resiste. Mesmo que não possamos percebê-la tão facilmente, acredite, ela esta lá. Oculta em filmes de menor orçamento, que não tem o apoio de grandes estúdios, que não são amplamente divulgados na televisão ou na internet. Obras produzidas na Argentina, França, Alemanha, Irã, Brasil, são premiados em festivais como Cannes (França) e Gramado (Rio Grande do Sul), e são admirados pelas mensagens que transmitem em meio a toda sua simplicidade técnica. Porém, devo esclarecer que apesar de suas características mercadológicas o cinema dos EUA possui seus filmes reflexivos e artísticos, diferente dos blockbusters.

Minha intenção com este texto, e a nossa como site, é tentar mostrar a você uma visão um pouco mais profunda sobre o cinema, tentar afastar dele a simples função de programa de final de semana e reforçar seu potencial para nos trazer novas formas de enxergar o mundo, seja em animações infantis, filmes de ação, terror, drama ou de super heróis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s